sexta-feira, 23 de maio de 2008

Estudo Evangelístico (Parte 1)

  • Apresentações

Meu nome é Nilson Chagas da Silva, me converti no ano de 1987 no acampamento de Uberaba, Minas Gerais.
Atualmente reúno em São Joaquim da Barra, São Paulo, juntamente com mais alguns que fazem parte igreja de nosso SENHOR JESUS CRISTO, na praça Magino Diniz Junqueira nº 210.

Pretendo em alguns textos passar aos leitores o ensinamento Bíblico no que se refere a Evangelismo e Salvação.

Não sou muito bom na escrita, tenho mais facilidade em falar, mas confio que DEUS estará nos ajudando. Mas se você tem um real interesse em aprender, siga os estudos passo a passo, e em caso de duvidas nos escreva, diretamente ao nosso e-mail ou através do site.

Para uma real compreensão do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, compreensão esta que leva a Crer, é necessário ter disposição.


  • Se Apresentando

Iniciaremos nossos estudos com uma analise, se possível envie suas respostas por e-mail (nilson.chagas.silva@gmail.com).
1. Nós podemos saber para onde vamos após a morte?
2. Você ja fez algo, pelo qual, Deus possa te condenar ao inferno?
3. Se você tivesse morrido ontem, onde estaria hoje?
4. Segundo seus entendimento, o que temos que fazer para sermos salvos?
5. Qual o tipo de condenação que DEUS exige do pecador?
6. Se você morrer e comparecer na perante DEUS e Ele lhe perguntar: Porque você tem direito de entrar no céu? O que você lhe dirá?

Esta é apenas uma forma de saber o seu pensamento e te conhecer melhor, não é para dizer se você esta certo ou errado, quem dirá isto é você mesmo através das leituras da Bíblia.


  • Objetivo

O objeto mais importante para o nosso estudo é a Bíblia, tudo que escreveremos será baseado e fundamentado nela. Assumo esta responsabilidade perante você, em respeito ao DEUS, que sabe todas as coisas.
Algumas pessoas costumam falar que papel aceita tudo. Damos graças a DEUS, por isto, que o papel pode aceitar as palavras dirigidas por Ele. As Escrituras não foram escritas por qualquer homem (I Pedro 1v20-21 "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."). Santos homens, homens escolhidos por DEUS, ouviram em seus corações, o que deveria ser escrito, para ser deixado as próximas gerações. Homens escreveram, mas DEUS é o autor da Bíblia.


  • Inicio


- Você sabe quantos escritores foram usados para escrever a Bíblia?
R: Entre 36 e 40 escritores inspirados por DEUS.

- E quantos anos ela demorou para ser escrita?
R: Cerca de 1600 anos.

Não é maravilhoso pensar que pessoas em épocas diferentes, lugares totalmente diferentes, fizeram um unico livro? Que livro poderia ser feito desta maneira, se não tivesse o mesmo autor?

A Bíblia é divida entre Velho e Novo Testamento.
O Velho Testamento tem 39 livros, e o Novo 27 livros, totalizando 66 livros.
Este livros são divididos por capítulos e versículos, que não fazem parte do livro original, mas estão ali nas demais traduções, para poder facilitar nossa leitura.

O Novo Testamento testifica sobre o Velho Testamento. O Velho Testamento foi firmado pelo Senhor Jesus e o Novo Testamento pela sua Igreja (Lucas 24v44 "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.").

Faça um exercício com sua Bíblia, abra no Velho Testamento, no livro de Salmos, no Salmo 23, use o indice no inicio da Bíblia se necessário.
Você verificará que é um dos Salmos mais famosos do mundo.

Agora em um novo exercicio abra em Marcos 12v18-27.
Paro um pouco nestes versos para que você observe os saduceus, uma das religiões do tempo do Senhor, que tinham um pensamento, eles criam que não existia ressurreição, mas isto não quer dizer que não existia, e como muitas pessoas em nossos dias, tinham seus próprios pensamentos. E de acordo com seus pensamentos, eles viviam e discursavam assim. E antes de responder a eles o Senhor Jesus diz o seguinte "Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?".
Pois muitas pessoas erram, por não conhecer as escrituras, por isto temos dado tanta importância a Bíblia Sagrada, em nosso primeiro dia, por ela poderemos nos aproximar de DEUS e de sua vontade. Abra seu coração para o que a Palavra de DEUS esta dizendo.

Mais um para finalizar Mateus 7v13-14.
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."

No meio do discurso, chamado o Sermão do Monte, que iniciou no capitulo 5 e terminou no final do capitulo 7.
O Senhor Jesus faz um alerta para a multidão que o ouvia, Entrai pela porta estreita. A muitas pessoas que pensa estar em um caminho certo, acham que vão para o céu. Mas o Senhor levanta uma placa de alerta, indicando que eles estavam no caminho errado.
Se sairmos perguntando para as pessoas sobre céu e inferno, teremos opiniões bem diferentes das que o Senhor Jesus declarou.
Ele diz qua a maioria vai para o inferno e poucos vão para o céu. Alguém está errado nesta história, o Senhor Jesus ou a maioria dos homens.

Com esta série de estudo pretendemos esclarecer por meio das Escrituras, a Palavra de DEUS, esta questão, e isto se chama Evangelho, que é as Boas Novas de Salvação. Lembre-se a Salvação vem de DEUS e não dos homens.

E no próximo estudo, falaremos de DEUS, para isto vou deixar a leitura da semana.

No inicio é um pouco extenso o texto e a leitura, mas se você quiser ter uma real compreensão não desanime, mas se apegue a palavra, não se engane como aquela multidão que estava ouvindo o Senhor, mas procure entrar pela porta estreita, é apertado, mas leva para a vida.

Leitura da semana: Genesis capitulos 1, 2 e 3


Forte abraço e até semana que vem.

Nilson Chagas

Responda as perguntas enviando para:
nilson.chagas.silva@gmail.com

E deixe seu comentário ou outras perguntas aqui no blog.

Nenhum comentário: