quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estudo Evangelístico - Parte 2

Para um bom andamento deste estudo é de fundamental importância que durante a semana você tenha lido a leitura deixada no estudo anterior (Gênesis capítulos 1,2 e 3).
Estivemos pensando sobre a Bíblia no ultimo estudo, e o alerta que o SENHOR JESUS fez com relação as duas portas, dois caminhos e dois destinos (Mateus c7v13-14). E como muitas pessoas estão num caminho aparentemente fácil, mas que esta levando a perdição, enquanto o caminho que leva ao céu, é apertado e estreito.

Conforme, acompanha nosso estudo e lê sua Bíblia, você poderá descobrir claramente em qual dos dois caminhos está.

  • DEUS

Iniciaremos nosso estudo efetivamente pensando em DEUS. Porque DEUS?? Qual a importância de estudar sobre DEUS??
Bom, se pensarmos que queremos ir para o céu, seria bom conhecer o dono da casa, correto?

No primeiro verso da Bíblia encontramos "No principio criou DEUS os céus e a terra.". A Bíblia inicia seus escrito afirmando a existência de DEUS.
Se alguém duvida de Sua existência, a Bíblia não tem duvidas, e não deixa margem a isto.
"Diz o insensato no seu coração: Não a há DEUS" Salmo c14v1a

Antes que alguém se ofenda com a declaração bíblica, observe o que as escrituras explica e mostra de DEUS, e tire suas próprias conclusões.

Porque temos vários niveis de conhecimento.
Você conhece o mar?? Algumas pessoas conhecem o mar, da televisão, outros já foram a praia, alguns entraram em alto mar, sem falar nos mergulhadores que descem realmente ao fundo.
Como se vê, existe diferentes tipos de conhecimento, e quando falamos de DEUS, não é diferente.

Bom, se DEUS existe, quando ele começou a existir?? Ele tem fim?? Tem data de nascimento??

"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor DEUS, aquele que é, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." Apocalipse c1v8

DEUS, afirma em sua palavra, se houvesse um começo, Eu sou "Alfa" (primeira letra do alfabeto grego), e se houvesse um fim, Eu sou "Ômega" (ultima letra do alfabeto grego). Ou seja, DEUS é o principio de todas as coisas e o fim de todas as coisas.
Vamos esclarecer um pouco mais.

"Antes que os montes nascessem, e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és DEUS" Salmo c90v2

O salmista, Moisés, deixa claro "de eternidade (inicio) a eternidade (fim), tu és DEUS", claramente vemos que DEUS não tem inicio e não terá fim.
E quando dissemos isto, falamos que DEUS é "Eterno". Anote ai, a primeira característica de DEUS que aprendemos é "Eterno".

Deixa te perguntar agora, quanto poder DEUS tem?? Muito? Pouco? Será que DEUS precisa exercitar para ficar mais poderoso?
Não sei o que você respondeu, mas a Bíblia responde, no versículo que já lemos em Apocalipse c1v8, "Todo-Poderoso".
DEUS tem Todo Poder, não é possível Ele ter mais poder, porque Ele já tem Todo Poder.

A obra da criação é uma prova disto.
Na leitura deixada em Gênesis capitulo 1, onde DEUS apenas expressa o seu desejo e tudo acontece.
"Disse DEUS", por vezes encontramos esta expressão, e "tudo se fez".
E quando eu digo que DEUS tem todo poder, a palavra que usamos é "Onipotente".

E o quanto DEUS sabe?? Ele precisa ir na escola?? Tem alguma coisa que DEUS não saiba??
"v1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
v2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
v3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
v4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
v5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
v6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir." Salmo c139
"v13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." Hebreus 4v13


O salmista, Davi, se admira com o tamanho da sabedoria de DEUS, "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir".
DEUS, sabe todas as coisas, e ele não leva sustos. Nós assustamos, porque somos pegos de supresa por alguma situação, mas DEUS, sabe tudo que já foi, e todas as coisas que ainda serão.
Ele nos conhece, até as palavras antes de sair da boca, não a nada que DEUS não saiba neste universo.
E para expressar esta caracteristica de DEUS, dizemos que Ele é "Onisciente" (toda ciencia, toda sabedoria).

Se acontecer alguma coisa do outro lado do mundo, e alguém te acusar, é facil provar que não era você, visto que não tem como estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Mas DEUS, esta em todo lugar e ao mesmo tempo. Ele é o unico que possui esta caracteristica que chamamos de "Onipresente".
"v7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
v8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
v9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
v10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." Salmo 139
"v3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Provérbios 15
"v24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor." Jeremias 23


Como vemos ninguém pode esconder de DEUS, não existe lugar em que DEUS não já esteja.

Vamos encerrar nosso estudo hoje, guardando o que temos aprendido de DEUS, "Eterno", "Onipontente", "Onisciente" e "Onipresente".

Para a próxima semana peço que leia novamente Gênesis capitulos 1, 2 e 3. Tenho certeza que com esta nova visão de DEUS, você lerá estes capitulos com outro olhos.

Estamos disponibilizando também o texto no blog, http://tempodesalvacao.blogspot.com/, para que você possa fazer seus comentários, ou se preferir pode enviar uma mensagem diretamente ao escritor do artigo.

Grato pela atenção, e até a próxima semana.


Nilson Chagas
nilson.chagas.silva@gmail.com
http://minhaleituradehoje.blogspot.com/

Nenhum comentário: