quarta-feira, 16 de julho de 2008

Estudo Evangelístico - Parte 5

  • O Pecado e o Homem

Estivemos falando das características de DEUS, e como ele leva em conta sua santidade, e por conta dela aplica sua justiça.

Meu caro leitor sabe quando aplicou pela primeira vez sua santidade e justiça? Na terra ou no céu?

Lendo Ezequiel c28v11-17, na advertência que o profeta faz ao rei de Tiro neste trecho, claramente nos mostra que havia outro ser por traz dele. E o recado foi bem dirigido.
Como podemos saber disto, "Assim diz o SENHOR DEUS:Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus;" v11-12. Não seria possível que o rei de Tiro, tantos anos depois da criação, pudesse ter vivido naquela época. "Tu eras querubim da guarda ungido... permanecias no monte santo de DEUS..." v14, "Perfeito eras.." v15.
Leia com muita atenção e verá que realmente esta passagem não tem nada haver com o rei de Tiro, então quem é??

Vamos para Isaias c14v12-15, agora o profeta, Isaias, fala ao rei da Babilonia. "Como caiste do céu, ó estrela da manhã(Lucifer), filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" v12.
Novamente um recado é dado ao ser agindo por traz do rei, sim, Satanas, Lucifer, o Diabo, um ser criado por DEUS, mas a soberba, orgulho, encheu seu coração, e ele acho que poderia ser maior do que DEUS ("... subirei acima das mais altas nuvens e serie semelhante ao Altíssimo." v14).
Ele se rebelou contra DEUS, enganou outros seres angelicais, e foram expulsos do céus, e reservado um lugar para eles de condenação (Mateus c25v41)

Bom, vemos então que a primeira vez que DEUS agiu em santidade e justiça, foi no julgamento de Lucifer e seus anjos, na atmosfera celeste.

Voltando a leitura deixada, e enfatizando, DEUS É SANTO E APLICA SUA JUSTIÇA.

No livro de Genesis, que é o principio de todas as coisas que conhecemos, no c1v26-28, DEUS criando o homem, e dando autoridade a ele sobre todas as coisas da terra ("sujeita-a; dominai sobre..." v28)
Vemos mais detalhe da formação do homem c2v7 ("Então, formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente."). O homem só passou a ter vida, quando DEUS colocou a parte espitirual em um corpo formado do pó da terra.
DEUS plantou um jardim e deixou para o homem cultivar (c2v8-9), tudo pronto e perfeito.


Vemos apenas um porém c2v16-17
v16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente;
v17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Você leu os versos a cima??? Entendeu?? Tem alguma duvida? Não? pois bem, continuemos.

Na continuidade do capitulo 2, vemos a formação da mulher, e no verso 25 o ultimo do capitulo temos "Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam."
Pouca vergolha?? Naturalistas?? Não. Criados a imagem a semelhança de DEUS, visto que DEUS não possui corpo, como já estudamos, o que seria imagem e semelhança, se não na forma espiritual de DEUS, lembre-se DEUS é SANTO. Por isto o homem e sua mulher, também foram criados puros. Ainda não havia a maldade em seus olhos, já viram como crianças (meninas e meninos), ficam nus perto um do outro, não se envergonham ou tem qualquer malicia?? Isto é pureza.

Na entrada do capitulo 3, aparece um personagem "Mas a serpente", será que os animais falavam?? Lógico que não, quem é então que falava com a mulher?
Apocalipse c20
v1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
v2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
Apocalipse c12
v9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.

Você leu bem quando diz a "antiga serpente"?? E quem é o personagem??
Ele estava ali, como já havia dito o trecho que lemos em Ezequiel.

Na conversa com a mulher, ele começa astutamente assim: "É assim que disse DEUS: Não comereis de toda arvore do jardim?".
Para quem não prestar atenção, vai concordar com ele, mas repare que ao usar a palavra "Não", ele muda todo o sentido da frase que DEUS havia dito, compare.

A principio a mulher responde bem "Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse DEUS: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.".
Você consegue enxergar alguma coisa errada na resposta da mulher?
Para muitos talvez não exista, mas Satanas percebeu, como a arvore proibida, chamava a atenção dela, tanto que ela disse "estã no meio do jardim", e como ela viu o aviso de DEUS, não como um recomendação e uma prova de fidelidade, mas sim como uma ameaça, ao ponto de dizer que não poderia tocar nele para não morrer.

Temos que mencionar duas coisas aqui. Como Satanas usa a própria Palavra de DEUS contra as pessoas, e como pessoas desatentas as Palavras de DEUS, são faceis de se levar pelo engano e as meias verdades.

Nos versos 4 e 5, Satanas aproveita da brecha deixada por Eva. "É certo que não morrerás." v4, mais uma vez ele utiliza uma pequena palavra, "não", para alterar o sentindo da frase que DEUS havia dito. No verso 5, ele enche os olhos da mulher, "... como DEUS, sereis, conhecedores do bem e do mal.", e no mesmo pecado que expulsou ele do céu, ele incita a mulher.
Que além de comer do fruto proibido, o deu a seu marido que deliberadamente também comeu.

Nos versos que se seguem vemos as consequencias do pecado.
v7 - Abriram-se os olhos e viram que estavam nus. Ao pecar, perderam a pureza, a principal caracteristica dada por DEUS, foi a primeira coisa percebida.
v8 - Esconderam-se de DEUS, é esta atitude do homem diante do seu problema com DEUS se enconder.
v10 - "Tive medo", este sentimento se apossou do homem, quando se viu em pecado diante de um DEUS tão santo.

Voltando ao que DEUS havia dito em c2v17 "... no dia que dela comeres, certamente morrerás."
Bem sabemos que Adão foi morrer aos seus 930 anos, o que aconteceu? Falhou a palavra de DEUS?
Como Genesis é o principio de todas as coisas, aqui entendemos o sentido da palavra morte (que estudaremos com mais detalhes mais tarde). Ao contrario do que alguns pensam, morte não quer dizer acabou, mas sim separação.
Ao desobedecer a DEUS, Adão e Eva, pecaram e morreram, mas no sentido espiritual. Todos os sintomas descritos a cima, são consequencias da divisão entre DEUS e o homem, e esta separação se chama morte espiritual.

No verso 7, eles ainda tentaram tampar a vergonha do pecado com folhas de figueira, solução que não resolvia por completo o problema do pecado.
E como sempre Ele faz, DEUS vem em busca do homem, que foge.
DEUS, vem para tratar o pecado, não condenar, porque a sentença já havia sido dada (c2v17), mas ele quer trazer a salvação, e redimir o homem.

Mas ao invés do homem, digo Adão e Eva, reconhecerem diante de DEUS o seu pecado e demonstrar algum tipo de arrependimento, ele prefere transferir a sua culpa a outro. É tipico do homem se esquivar da sua responsabilidade e sempre empurrar o motivo do seu pecado a outra pessoa ou circunstancia.

Adão, culpa a DEUS, "a mulher que tu me deste".
Eva, culpa a serpente, "a serpente me enganou".

Mas ninguém ficou isento da justiça de DEUS, a serpente sobre um julgamento profetico.
Leia o que houve com a mulher e o homem, e as consequencias do pecado (c3v15-19), e você vai entender porque o mundo atual está como está.

Vamos deixar esta meditação por hora, e voltaremos para este pensamento na próxima semana.

Deixo a leitura para nosso próximo estudo Romanos c5v1-11 e Efésios c2v1-3

Grato pela atenção, e até a próxima semana.


Nilson Chagas
nilson.chagas.silva@gmail.com
http://minhaleituradehoje.blogspot.com/
http://tempodesalvacao.blogspot.com/

Nenhum comentário: