quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudo Evangelístico (Parte 6)

  • O Pecado e o Homem

Na continuidade dos nossos pensamentos, não podemos esquecer de mencionar a ênfase do pecado hereditário de toda a humanidade (Romanos c5v12-19).
Nestes versos lemos o destaque da Palavra de DEUS com o fato do pecado ter vindo por um só homem, e como passou a toda humanidade, prova disto é o fato de que em Adão todos morrem.
Mesmo que a primeira pessoa a desobedecer, no Éden, foi Eva, a responsabilidade caiu sobre Adão.
O dono da empresa, ao cobrar dos resultados ou erros que acontecem dentro de sua empresa, ele chama o gerente para conversar, e não casa funcionário. Adão tinha em seus ombros a responsabilidade no Éden.
Leiam novamente Gênesis capitulo 3, e verifique que a morte espiritual aconteceu quando Adão também come do fruto proibido.

Algumas pessoas me perguntam, "E se Adão não tivesse comido?". Não posso falar sobre o que não aconteceu, como DEUS teria tratado o pecado, mas uma coisa eu sei, ele não seria hereditário.
Mas como isto não aconteceu, todos os que nascem de Adão (do homem), nascem a sua imagem e semelhante (mortos espiritualmente e me pecado).

Nos capítulos que deixamos para leitura, temos uma raio-x de como DEUS vê o homem.

Romanos capitulo 5
v6 - "Fracos":
Você pode se considerar uma pessoa forte para fazer muitas coisas, mas se eu pedir para você levantar um caminhão, com certeza a resposta será negativa. Porque para esta situação você seria fraco.
Espiritualmente falando todo homem é fraco, porque não tem a menor condição de resolver seu problema do pecado. Fraco nos fala de alguém sem força, incapaz e debilitado, é assim que DEUS vê a situação do homem. E Paulo não se esquiva e se enquadra também nesta situação ("nós").

v6 - "Ímpios":
Ímpio é o contrário de piedoso (piedade). Enquanto piedoso, nos fala de uma pessoa devota ou religiosa, ímpio nos fala de alguém que é contrário a vontade DEUS. Observe que estamos falado da vontade de DEUS, e não dos dogmas apresentados pelas religiões.

v8 - "Pecadores":
Quem são os pecadores? Segundo as Escrituras, todos (Romanos 3v23 e Romanos 5v12).

v9 - "salvos da ira":
Alguém só pode ser salvo se estiver em perigo. Pois Paulo nos escreve que somos salvos da ira, porque o homem no seu pecado é alvo da ira de DEUS (2 Tessalonicenses c1v7-9)

v10 - "Inimigos":
O significado todos sabem, inimigo é o contrario de amigo. Pois DEUS nos vê como seus inimigos, porque estamos em lados opostos. O homem simplesmente discorda dos pensamentos de DEUS, até mesmo da forma como Ele vê o homem.

E apesar deste raio-x, que demonstra uma condição espiritual humana terrível, DEUS tem o remédio.

v10 - "Reconciliados":
Repare que na leitura os verbos estão no passado, descreve algo que já aconteceu, mas a situação foi mudada. Isto porque DEUS pode reconciliar o homem.
Reconciliar, nos lembra de um casal, que comparecem diante do juiz de paz, para buscar uma reconciliação, seria reconstruir as relações perdidas.

Ainda iremos meditar em Efésios c2v1-3, mas gostaria que você lesse cuidadosamente os trechos deixados, e lembre-se quem esta dizendo estas palavras é um DEUS Santo e Justo.

Leia novamente Romanos c5v1-11 e Efésios c2v1-3

Até a próxima semana e um forte abraço.

Nilson Chagas
nilson.chagas.silva@gmail.com
http://amados.com.br/podcast
http://tempodesalvacao.blogspot.com/

Nenhum comentário: