sábado, 16 de agosto de 2008

Estudo Evangelístico (Parte 7)

  • O Pecado e o homem

Ainda no nosso exame da alma humana, em Efesios c2v1-3 descobrimos "O que nós somos, é muito pior que nossas atitudes" (Reginaldo Vieira).

Efésios capitulo 2:
v1 - "Mortos":
"Ele vos deu vida", só DEUS é o autor da vida. Como o pecado faz separação entre nós e DEUS, Paulo descreve o estado espiritual dos efésos "estando vós mortos". Eles estavam mortos em "seus delitos e pecados", mas DEUS interveio e deu vida.

v2 - "Filhos da desobediência":
Ouvi muitas pessoas dizendo sobre a sua filiação de DEUS, mesmo que na Sua Palavra, Ele diga que não. Neste verso, vemos um estado de dominio em nossa vida, que não tem nada haver com DEUS. Paulo escreve sobre esta condição de dominados, verdadeiramente escravos do "principe da potestade", seguindo "o curso deste mundo". Faziamos qualquer coisa, menos a vontade do DEUS, e ainda quer chamar ele de Pai?? DEUS diz: "Filhos da desobediencia".

v3 - "Filhos da ira":
Ainda falando em filiação, a Palavra de DEUS diz "por natureza filhos da ira". Um pé de laranja, só dá laranja porque é a sua natureza. Algo obvio para mim e você. E assim é o pecado na vida do homem, está na sua natureza. Todo mundo é filho de DEUS? Pois DEUS diz que todo mundo é por natureza é filho da ira. Alvos da ira de DEUS, para serem condenados por conta da sua natureza pecaminosa.
Paulo diz que "todos nós andamos", "segundo as inclinações da nossa carne", "fazendo a vontade da carne e do pensamentos". Uma condição que todos se encontram por natureza.

Continuando o pensamento sobre filiação, para o espanto de muitos que possam ler este artigo, existem filhos de DEUS e filhos do diabo.

"Nisto são manifestos os filhos de DEUS e os filhos do diabo..." I João c3v10

O SENHOR JESUS, já havia advertido o engano dos fariseus no evangelho segundo João c8v37-45. Por favor leia com atenção estes versos.
Em uma discussão com os fariseus, JESUS mostra para eles, que ao contrário do que eles pensavam, acreditando serem filhos de Abraão (o exemplo maior para o judeu, de um servo de DEUS), Mas JESUS diz que se eles fossem filhos de Abraão, praticariam as obras de dele.
No verso 41, eles dizem claramente qque não eram bastardos e que tinham um pai que era DEUS. Mas o SENHOR JESUS, que conhece as intenções, mostra o intento do coração daqueles homens, meramente religiosos (fariseu era um membro do Farisaismo).
Encontramos no verso 43, a palavra "incapaz" (já vimos esta palavra no estudo passado), mostrando ser este o motivo deles não compreenderem a mensagem de JESUS.
E é assim o homem enganando-se, pensando que é uma coisa, quando na verdade é outra.
JESUS, foi claro no verso 44 ao dizer "Vós sois filhos do diabo, que é o vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o principio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala o que é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

Ele foi claro e duro, mas falou a verdade. Não são palavras agradaveis. A verdade muitas vezes dói.

Mas uma palavra tão dura assim, dita a tempo, para que as pessoas dispertem para o problema de suas almas, o pecado que as consomem e conduzem para o inferno, pode se tornar uma boa noticia.

Vejam que neste raio-x da alma, a situação é horrivel, parece ser desesperadora.

Mas antes que você desanime e arranque seus cabelos (se já não for careca. rsrs).

Leia novamente os trechos deixados, e veja que os verbos estão no passado, "outrora", "andamos", "eramos", etc.
Isto que dizer que para curar esta doença espiritual, existe um remédio, e nós vamos demonstrar isto no decorrer do nosso estudo.

Mas antes, vamos nos aprofundar no problema. Descobriremos que o problema é sérissimo, como aquelas doenças terminais, em que o resultado parece ser a morte.

Nos alegraremos em saber que o autor da vida, DEUS, pode curar a doença da alma humana.

Medite profundamente nestas verdades.

Deixo para leitura para o próximo estudo Romanos c3v9-20.

Até a próxima e um forte abraço.

Nilson Chagas
nilsonchagas@amados.com.br
http://amados.com.br/podcast
http://tempodesalvacao.blogspot.com/

Nenhum comentário: